Esta antologia foi realizada a partir de uma pesquisa que reuniu quase a totalidade do acervo da Revista Souza Cruz – das 211 edições, apenas 13 não foram encontradas – e está organizada em fascículos temáticos, ressaltando os aspectos mais recorrentes da sua linha editorial: poesia, literatura, crônicas, publicidade, questões relacionadas ao universo feminino (fascículo “Mulher”) e às artes visuais (fascículo “Galeria”).

O material aqui reunido conta com textos de apresentação de Antonio Carlos Secchin (Poesia), Adriana Lunardi (Literatura), Francisco Bosco (Crônicas), J. Roberto Whitaker Penteado (Publicidade) e Marcia Tiburi (Mulher). Miguel Jost assina o texto de abertura da edição #1, apresentando um panorama da tradição dos periódicos de cultura no Brasil e a contribuição da Revista Souza Cruz neste contexto. Esta antologia foi patrocinada pela Souza Cruz através do uso da Lei Rouanet e a sua tiragem foi doada para bibliotecas e universidades.

organização
Marcio Debellian

coordenação editorial
Silvia Rebello

produção editorial 
Daniel Nogueira

projeto gráfico 
Rodrigo Rodrigues/DuatDesign

pesquisa
Daniel Nogueira, Marcio Debellian e Silvia Rebello

pesquisa adicional 
Emília Vianna e Ramon Mello

digitalização
Tomas Rangel

assessoria jurídica (Clearance) 
Luciana Ribeiro

assistente de produção 
Mariana Arcuri

revisão
Clarisse Cintra e Diogo Henriques

assessoria técnica em leis de incentivo
Luli Hunt Cidadania Corporativa

realização
Debê Produções/ILHA

patrocínio 
Souza Cruz, Lei de Incentivo à Cultura

Agradecemos a todos aqueles que gentilmente cederam os direitos sobre as obras aqui publicadas.

Todos os esforços foram realizados para encontrar os herdeiros/detentores dos direitos autorais e patrimoniais contidos nesta antologia. As imagens, propagandas e os textos que não foram liberados encontram-se com os seus direitos reservados.

O conteúdo deste material deve ser interpretado de acordo com o contexto social, cultural e histórico da época em que foi veiculado, respeitando a legislação então vigente e no limite dos conhecimentos científicos do período.